Tabela de partição

Home Fóruns Linux Tabela de partição

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #102916
      Rafael Rodrigues
      Participante

      Olá , eu gostaria de entender melhor as diferenças entre tabela de partição e sistema de arquivos.
      Na aula ‘particionando pendrive’ do modulo 2 ele usou a ferramenta FSCK para fazer o particionamento do pendrive, quando ele estava formatando o pendrive que estava tipo de rótulo do disco DOS (acredito ser a mesma coisa que MBR, pois acho estranha a diferença de identificação de disco e partição separadamente.) , existiam partições do tipo linux.

      Ele então disse que iria trocar a identificação para um sistema de arquivos como NTFS. E veio todos esses :
      identificação
      Eu achei confuso pois lá existem opções como EFI , GPT , Linux Raid…
      Na minha cabeça tabela de partição é diferente de sistema de arquivo, não entendo como um sistema MBR teria uma partição do tipo GPT, ou mesmo Amoeba. Gente pelo amor de deus , da onde saem esses nomes.

    • #103253
      Tutora Vera
      Mestre

      Rafael, desculpe pela demora na resposta mas não consegui compreender bem qual a sua dúvida central ainda. Mas vamos lá tentar decifrar tudo isso e a gente chega num denominador comum juntos, beleza?

      1° – É preciso entender que há vários tipos de tabelas de partições, que são usadas em sistemas operacionais diferentes.
      2° – Tente não confundir Partição com Sistema de Arquivos, pois para cada partição criada, você tem que escolher um sistema de arquivos de acordo com o sistema operacional a ser usado.

      As tabelas de particionamento de disco são utilizadas com a finalidade de descrever a aparência das partições de um disco rígido, isto é, a forma como você enxerga essas divisões.

      Dessa forma, existem dois padrões de tabela: o Master Boot Record (MBR) e o GUID Partition Table (GPT).

      MBR = Padrão mais comum, inclusive suportado pela BIOS. Portanto, nos computadores mais antigos, é com o MBR que você vai se deparar. Ele tem limitações e por isso mesmo, foi criado o GPT para substituí-lo, pois esse é mais moderno. Algumas das limitações do padrão MBR é o fato de ele não permitir a configuração de mais de 4 partições primárias e cada partição ser limitada a 2 TB.

      GPT = veio para pôr fim às limitações sofridas pelo MBR. Por isso, esse é um padrão mais moderno, suportado pela interface UEFI, e que está presente nos computadores mais novos. Assim, o GTP suporta até 128 partições primárias e que armazenam mais de 2 TB, sendo o limite 1 ZB.

      Quanto aos nomes o Amoeba por exemplo, foi baseado em micronúcleo, ele começou do zero e com a finalidade de criar e experimentar novas ideias, daí posteriormente, foi adicionada a emulação de UNIX para evitar a reescrita (recodificação) de muitos aplicativos já disponíveis, agora o pq do nome realmente não faço ideia de onde saem esses nomes. Talvez nos livros que geralmente o Ricardo indica de ter algum informação sobre.

    • #130901
      Aislan Bandeira Penha
      Participante

      Primária ou Lógica não ficou claro no vídeo o professor até menciona que não vai ser GPT e sim DOS, mas não ficou muito claro, porque do uso ou qual será a diferença?
      E a outra é partição criada no início ou no fim, qual seria a diferença?

    • #130908
      Tutora Jessica
      Moderador

      Ola Aislan, sua duvida foi direcionada a uma duvida ja existente no forum, de uma olhadinha na explicação acima, caso permaneçam com dúvidas, só retornar ao forum que iremos lhe ajudar. 🖖🏼

      • #130910
        Aislan Bandeira Penha
        Participante

        Não é essa minha dúvida @Tutora, minha dúvida é mais complexa…Seria qual seria a diferença entre escolher primária e lógica; e de criar no começo ou no fim da partição. Por que pra mim não faz diferença, mas com certeza faz

      • #130933
        Tutora Vera
        Mestre

        Aislan, Na prática não muda nada. A funcionalidade de partições lógicas foi criada pra resolver o problema de somente 4 partições primárias.
        Você também pode escolher uma tabela estilo GPT que pode contar até 128 partições. A tabela MBR é tecnologia antiga e limita-se somente até em 4 primárias (por isso foi criado a partição logica)

        De modo simplificado, não vai fazer uma grande diferença entre uma e outra para o usuário final, qualquer coisa busque artigos sobre LVM para você entender como funciona particionamento em disco de uma forma mais aprofundada.

      • #130944
        Aislan Bandeira Penha
        Participante

        Eu li isso. Como falei pra mim eh a mesma coisa..E sobre gravar no início ou no fim…também não tem “diferença”?

      • #130978
        Tutora Vera
        Mestre

        Provavelmente não.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.