Portugol não roda no macOS big sur 11.6

Home Fóruns Programação Básica Portugol não roda no macOS big sur 11.6

Marcado: 

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #76540

      Olá,

      Estou tentando dar continuidade no curso mas não consigo fazer com que o Portugol rode na minha maquina. Ja tentei a instalação de versões anteriores também mas sem sucesso.
      Alguém tem alguma ideia de como pode ser resolvido?

      Obrigada

    • #76545
      IcaroFilho
      Moderador

      Bom dia.
      Eu não tenho conhecimento quanto aos MACs …
      Mas enquanto ninguém vem com uma solução definitiva para você, recomendo que utilize a versão online (via navegador) através do link [Portugol WebStudio]

      Bons estudos.

      • Esta resposta foi modificada 2 anos, 6 meses atrás por IcaroFilho.
    • #76549

      Bom Dia Icaro,
      Muito obrigada pela resposta. Não tinha conhecimento que poderia ser usado online.
      Vou dar continuidade por lá.

      Abraços

    • #76581
      Michel Souza
      Participante

      Boa noite, também existe versão do Portugol Studio para smartphones, pelo menos para android sei que tem, apesar que programar num celular é horrível, a não ser que consiga colocar um teclado nele por meio de um cabo OTG ou mesmo aqueles teclados bluetooth aí já melhora.
      Outra coisa também seria tentar instalar alguma distro Linux, por exemplo, ou mesmo o Windows (sinceramente não recomendo o Windows nesse caso), por meio de alguma máquina virtual, como o VirtualBox ou algum outro e instalar o Portugol Studio nesssa máquina virtualizada com o novo sistema, uma vantagem é que dá pra carregar em um pendrive ou mesmo um cartão de memória e levar pra onde quiser. No canal do Alfredo, ele também é professor aqui do Estudonauta, dos cursos de rede e hardware, tem uma playlist falando sobre virtualização. Ou caso tenha algum note/PC velhinho encostado num canto transformar ele numa máquina de estudos, o que não pode é desistir logo no início por falta de alguma ferramenta, se não tem solução a gente cria uma.
      Valeu, boa sorte.

    • #76675
      Tutora Mayla
      Mestre

      Suellen, ao tentar instalar/rodar aparece algum erro? Se sim, nos envie por favor para que assim consigamos te ajudar de melhor forma.

    • #82922
      Pablo Busatto
      Participante

      Tentei instalar o Portugol Studio no macOS Monterey 12.0.1, porém ao executar o instalador aparece a mensagem “A imagem de disco não pôde ser aberta / A imagem de disco está corrompida”. Mesmo baixando novamente, o problema continua.

    • #82993

      Boa noite, também estou com o mesmo problema do Pablo; erro: “A imagem de disco não pôde ser aberta / A imagem de disco está corrompida”.

    • #83007
      Tutora Vera
      Mestre

      Respondendo as dúvidas sobre o problema com o Mac.

      O Portugol sempre teve problemas com o instalador do Mac. O professor Gustavo Guanabara abriu um chamado com o Portugol Studio informando o problema pois ele também teve o mesmo problema que vocês, mas não houve retorno por parte deles sobre, ele fez apenas para avisar.

      Vamos a solução: Temporariamente a solução foi a utilização de uma máquina virtual, o Gustavo instalou o windows 10 bem simples sem nada e instalou a ferramenta para poder utilizar por enquanto. Pedimos desculpas pois não depende da gente nesse caso por ser uma ferramente de terceiros.

      Fica uma indicação do Gustavo desse link que é uma versão já que o Portugol Studio é um código livre, as pessoas pegaram e rodaram ela em web, não é a melhor solução pois o recomendável é utilizar o próprio aplicativo, mas momentaneamente recomendamos esse que funciona bem.

      https://portugol-webstudio.cubos.io

    • #105756
      Jarbas Campos
      Participante

      Também estou com o mesmo problema: “A imagem de disco está corrompida”
      Acabei rodando o Portugol via Parallels na máquina Virtual Windows, mas fica horrível, com as letras do programa minúsculas. Sem condição de uso.
      Passei a usar a dica do IcaroFilho.
      Por enquanto foi a melhor solução.
      Obrigado.

    • #109076
      BRUNO CARDOSO
      Participante

      Bom dia, estou tentando instalar portugol no mac, porém não consigo nem fazer a instação, aparece erro dizendo que a imagem do disco não pode ser aberta. procurei e verifiquei que o erro está aparecendo desde o ano passado, alguem já conseguiu resolver?

    • #109221
      Tutora Jessica
      Moderador

      Ola Bruno, trouxe sua dúvida para um tópico já criado.
      Dê uma olhada nos comentários acima e veja se algum deles o ajuda.

    • #122380
      Diego Moreira
      Participante

      Ola boa tarde, eu consegui instalar no meu MAC, eu tive que ir em SYSTEM PREFERNCE, SECURITY AND PRIVACITY, GENERAL, habilitar para abrir desenvolvedores nao verificados, apos, eu desativei o FILEVAULT e o FIREWALL. Instalou normalmente.

    • #133061
      Robson Sousa
      Participante

      Boa tarde,

      A instalação do Portugal no Mac está dando erro “A imagem de disco não pôde ser aberta”, corrompida. Peço ajuda!

    • #133069
      Tutora Jessica
      Moderador

      Olá Francisco, trouxe a sua dúvida para uma já existente no fórum, peço para que dê uma olhadinha nas explicações acima.

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.