Módulo 00 – As Três Partes que Formam o Hardware de um Computador

Home Fóruns Arquitetura de Computadores Módulo 00 – As Três Partes que Formam o Hardware de um Computador

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #131238

      Olá, boa tarde. Estou iniciando os estudos em arquitetura de computadores e me deparei com uma questão muito intrigante para mim: por que, hoje em dia, a placa-mãe não é considerada uma dar partes que formam o hardware do computador? Pois, sem ela, não haveria a conexão com os componentes.</br>
      No vídeo é explicado que é por conta do tamanho, mas não fez muito sentido pra mim.</br>
      Um caso/uma pergunta parecida seria com a Fonte de Alimentação; pois, sem ela, o computador, literalmente, não “existe”.

    • #131288
      Alfredo Júnior
      Moderador

      Olá! Vc levando em consideração a arquitetura básica de um computador, ela é um meio de comunicação entre os componentes. A gente olhando como base na máquina de Von Neumann (modelo que definiu a estrutura básica para quase todos os computadores modernos) seria: Memórias, meios externos de gravação (periféricos), Central de Aritmética e Central de Controle (processador). Também não utiliza a placa-mãe como componente, justamente pelo falo dela ser um meio por onde os dados passam. Durante os anos 80 e 90 ela começou a ter tecnologias dentro dela que faziam bastante diferença no desempenho do computador, mas isso com o tempo passou a limitar o computador por questões de leis dá físicas envolvidas com eletromagnetismo e a interferência causada entre os caminhos que existem para passar os dados (barramentos) e como o tempo, em termos de explicação básica ela acabou saindo do básico. Mas estududando hardware e tecnologia ela aparece lá como componente do computador. Vc dando uma olhada no livro de hardware do Gabriel Torres por exemplo, consegue entender e ver a evolução e quantidade de coisas que foram tiradas da placa-mãe ao longo do tempo pra melhorar o desempenho do computador.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.