Instalando o Debian em Notebook Asus

Home Fóruns Linux Instalando o Debian em Notebook Asus

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #74032
      Josias Almeida
      Participante

      Olá! Estou com problemas na instalação do Debian 11 em um notebook Asus (Neste caso o Linux será o único sistema operacional no notebook).
      Iniciei a instalação e me deparei com o problema de Detectar hardware de rede – Aparece isso: “Parte do seu hardware precisa de arquivos de firmware para funcionar…blá blá blá”
      Como o notebook só usa o Wi-fi então estou supondo que não há placa de rede, então coloquei a opção “nenhuma placa de rede (ethenert)”.

      Criei as partições no HD, ele instalou o sistema e então:

      Ao configurar o gerenciador de pacotes não consigo usar um espelho de rede. Então, coloquei “não” quando pergunta “Usar um espelho de rede?”

      Aí ele segue instalando o Grub até finalizar a instalação do Debian.

      Ao inicializar para começar usar o Debian eu escolho no GRUB “Debian GNU/Linux”, aparece um monte de coisa (Textos) na tela, sendo que aparece um monte de erros falando do “firmware” até o Debian ficar travado no prompt.

      Uma ajuda, por favor.

    • #74033
      Josias Almeida
      Participante
    • #74096
      Tutora Vera
      Mestre

      Josias, No seu caso recomendaria fazer uma instalação limpa do Debian sem a utilização do Grub, pois se você vai utilizar apenas o Debian na sua máquina não tem necessidade do Grub. Faça uma boa pesquisa sobre o assunto antes, para que você consiga fazer tudo certinho conforme desejar, certo?

      Da uma olhadinha nesse link aqui caso for preciso remover o grub, já foi indicado aqui no fórum de Linux essa opção.

      https://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Como-remover-o-Grub(Finalizado)

    • #74348
      Josias Almeida
      Participante

      Enfim…
      Segue a solução:
      Para Notebooks sem placa de rede (cabeada), mas apenas com Wi-fi. Há 3 tipos de distribuição do Debian.

      1) netinst – Instalação limpa do Debian (Não resolve o problema!)
      2) live – Instalação com o Gnome (Não resolve o problema!)
      3) live-nonfree – Instalação com o Gnome, mas com pacotes adicionais que inclui o hardwares não listados que as outras duas não possuem. (Não é abordada no curso, ao menos até onde vi).

      Para amd64 basta entrar no link: https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/11.0.0-live+nonfree/amd64/iso-hybrid/

      Procurem por: debian-live-11.0.0-amd64-gnome+nonfree.iso

      A ISO é um pouco maior 3.2G, mas resolve a maioria dos problemas. Só seguir a criação do pendrive de boot e tocar o restante dos passos abordados pelo curso.

      O motivo pela qual não foi abordado no curso a utilização do nonfree, eu desconheço. Não é um assunto que se acha fácil em português, e se é novato é pior ainda.

    • #74390
      Tutora Vera
      Mestre

      Josias, pelo o que eu entendi você conseguiu resolver o problema com essa iso especial, certo? Se conseguiu, obrigado aí pelo compartilhamento da sua experiência. Parabéns por persistir e continua nesse caminho aí.

    • #101821
      Rafael Rodrigues
      Participante

      Eu tbm tive problema semelhante por que depois de intalar a versão comum eu não consegui instalar o driver proprietario da interface de rede.
      Então essa distribuição não oficial acaba sendo muito interessante, porém a versão 11.5 mais atual deu problemas na intalação.
      Estou tentando versões anteriores.

      Ouvi dizer que nas distribuições normais, tem que pegar o driver da placa e colocar dentro da iso antes da instalação, eu comecei a achar muito complicado .
      Já na hora de fazer a intalação tentei usar um pendrive pro notebook reconhecer a interface de rede com o driver da placa como solicitado e não funcionou, só então cheguei no tutorial do driver dentro da iso.

      • #101845
        Tutora Vera
        Mestre

        Rafael, hoje temos além do fórum um canal onde vocês podem trocar informações sobre as distribuições Linux e seus problemas de utilização no Discord, fora trocar experiências com outros colegas sobre. Se puder, coloque lá toda sua experiência e compartilhe para ajudar nossa comunidade. 🖖

        Segue o link: https://discord.gg/FuTG53AQXR

    • #102018
      Rafael Rodrigues
      Participante

      diz que não tenho permissão de fazer postagens

      • #102028
        Tutora Vera
        Mestre

        Rafael, você precisa reagir com emoji conforme indica nas boas vindas do canal no Discord.

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.