.htaccess

Home Fóruns PHP/MYSQL .htaccess

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #62167
      Roberto Carreira
      Participante

      Bom dia a todos 🙂
      Eu criei um aplicativo baseado em php e mysql e quero colocá-lo numa empresa de hospedagem para que os usuários possam acessá-lo fora do servidor local que eu criei. O acesso será via web, evidentemente.
      Eu usei o xampp para tanto, durante o desenvolvimento do programa, e o aplicativo fica na pasta htdocs. Funciona muito bem localmente.
      Vendo a empresa de hospedagem do site do cliente para quem construí o aplicativo, o suporte me falou sobre o ssl, e de como eu tenho que criar um arquivo ‘.htaccess’ para que o acesso seja seguro. Esse arquivo deve ficar numa pasta chamada public_html. Não sei onde esta pasta está instalada no xampp. Não quero comprar o pacote de hospedagem antes de ter certeza de que o sistema vai funcionar com as mínimas diretivas de segurança para acesso pela internet, que é terra sem dono.
      Quem já disponibilizou site ou sistema em empresas de hospedagem, e puder ajudar-me, agradeço. Eu quero ter certeza de testar no meu computador antes de por no ar o aplicativo e ter dores de cabeça ou mesmo perder todas as informações do meu banco de dados.
      Como devo proceder com este arquivo? No xampp, se essa pasta public_html não existe, onde devo instalar o referido arquivo?
      Agradeço a atenção dada.
      Roberto Carreira

    • #62771
      Tutora Mayla
      Mestre

      Roberto, no XAMPP não existe SSL, pois o acesso é local. Para encontrar uma forma de solucionar esse problema será necessário entrar em contato com a empresa de hospedagem.

      Espero ter ajudado, quaisquer outras dúvidas estamos a disposição.

    • #65471
      Roberto Carreira
      Participante

      Mayla, boa noite.
      No aplicativo criado no curso, o professor criou um diretório chamado includes, onde colocou alguns arquivos fundamentais para o seu funcionamento.
      Um usuário malicioso poderia acessar esse diretório caso o aplicativo estivesse na web.
      Minha pergunta é, como podemos restringir o acesso a este diretório, uma vez que pelo browser dá para chegar até ele? Vamos considerar que o usuário não terá acesso à máquina onde o xampp esteja rodando.
      No curso, o professor falou alguma coisa sobre como da forma como foi criado o site ele não poderia ser posto no ar, o que me deu a impressão de ser um aplicativo facilmente corrompível por usuários maliciosos.
      Como poderíamos melhorar a segurança do acesso caso fôssemos por no ar o referido aplicativo?
      Grato pela atenção 🙂
      Roberto Carreira.

      • #66024
        Tutora Mayla
        Mestre

        Roberto, em primeiro lugar não há impedimento para que o código vá ao ar. O projeto na verdade se trata de um projeto educacional que não tem como foco tornar-se um projeto profissional. Se fosse colocado muita tecnologia nesse estágio do aprendizado, se tornaria no fim um copia e cola de código, que não é o intuito do curso. O começo do estudo deve ser pautado por um exemplo mais simples para que se adquira conhecimento antes de avançar para partes com tecnologia mais avançada.

        Quanto a pasta include, não há como se ter acesso a ela, o acesso se restringe ao nome do arquivo mas não seria possível pegá-lo do servidor nem chamar a função de fora do nosso script. Para que fosse possível “hackear” o site teria que saber além da pasta onde está o arquivo qual função encapsulada deveria ser usada para aí sim chamá-la, ou seja sem acesso ao código PHP não seria possível realizar tal chamada. Apenas se o seu código fosse vazado haveria uma possibilidade de acesso a esse nível, porém se isso acontecesse não importa a complexidade do código já que ele está suscetível à invasão e uso indevido.

        O código do curso pode sim ir ao ar, não há problemas de segurança, só não há planejamento suficiente relacionado a segurança para um nível profissional já que o nível profissional seria algo mais avançado. No contexto do curso só haveria problema caso houvesse vazamento do código, o que é um problema em qualquer contexto.

        Espero ter ajudado, quaisquer outras dúvidas estamos a disposição.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.